Entrevista com o Prof. Dr. Alejandro Cifuentes: ITESP promove inclusão e diálogo interdisciplinar em cursos de pós-graduação e extensão

Imagem: Comunicação ITESP

São Paulo – O Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) tem se destacado pela diversidade de temas abordados em seus cursos de pós-graduação e extensão. Para entender melhor como a instituição tem promovido a inclusão e o diálogo interdisciplinar em áreas sensíveis, como a pastoral às pessoas LGBTQIAPN+ e a Arquitetura Sacra, conversamos com o Prof. Dr. Alejandro Cifuentes, coordenador desses programas.

Sobre a pastoral às pessoas LGBTQIAPN+, Alejandro ressalta a importância de abordar o tema com cuidado, seriedade e caridade, oferecendo ferramentas para o acompanhamento pastoral sob uma perspectiva eclesial que valoriza cada pessoa como filho de Deus. Já em relação aos cursos de Arquitetura Sacra, a preocupação do ITESP é resgatar o conhecimento histórico e cultural dos espaços de culto divino, contribuindo assim para a preservação do patrimônio da Igreja e capacitando aqueles que trabalham na construção e manutenção desses espaços.

Outro tema é o curso “Decifro-me ou me devoro”, que trata de questões relacionadas à psicologia e ao suicídio. Nesse contexto, o ITESP busca oferecer suporte e prevenção em situações delicadas, como o suicídio, especialmente entre clérigos e religiosos, abordando esses temas com sensibilidade e proporcionando ferramentas para lidar com situações de vulnerabilidade. Acompanhe a entrevista na integra:

ITESP: Considerando a diversidade de temas abordados nos cursos de pós-graduação e extensão do ITESP, como a instituição tem promovido a inclusão e o diálogo interdisciplinar em áreas sensíveis, como a pastoral às pessoas LGBTQIAPN+?

Alejandro: O ITESP, através das propostas de estudo e reflexão, tocando temas como o do LGBTQIAPN+ buscou colocar na mesa debate emergentes, desde uma ótica eclesial e pastoral. Temas tão polêmicos como esse, precisam ser tratados com muito cuidado, mas também com seriedade e caridade. Dessa forma, o curso de extensão buscou oferecer ferramentas para o acompanhamento dessas pessoas desde a posição da Igreja, resgatando o valor da pessoa como filho de Deus.

ITESP: Diante da relevância da Arquitetura Sacra como expressão cultural e religiosa, qual a importância de oferecer cursos e atividades de extensão nessa área e de que forma essas iniciativas contribuem para a promoção do patrimônio histórico e cultural da Igreja?

Alejandro: No decorrer da história a Igreja tem mantido um cuidado especial para com os espaços reservados para o culto divino. A falta de formação e de conhecimento nesse âmbito, tem provocado estragos que tem afetado diretamente o patrimônio cultural e religioso de algumas comunidades. Desta forma, o curso busca oferecer uma aproximação no conhecimento da Arquitetura Sacra e das expressões culturais e religiosas com as quais, o povo de Deus lida todos os dias. O tema se tornou quase obrigatório para a preservação e para quem terá a tarefa de acompanhar a construção de espaços reservados para o Culto Divino.

ITESP: Com relação ao curso “Decifro-me ou me devoro”, que aborda questões relacionadas à psicologia e ao suicídio, qual é a abordagem adotada pela extensão do ITESP para lidar com temas tão complexos e delicados, visando a prevenção e o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade?

Alejandro: O interesse por tratar o tema da saúde psíquica e do suicídio surgiu das constantes notícias que escutamos, onde os principais protagonistas eram clérigos ou religiosos. O tema, muitas vezes doloroso e complicado, revela não só a situação da pessoa, senão também a fragilidade de uma estrutura vigente, que precisa ser repensada, buscava ajudar na prevenção de situações que podem ser evitadas, tais como o suicídio ou dependências que afetam diretamente os clérigos e religiosos.

ITESP: Além dos temas mencionados, quais são os principais desafios e perspectivas para a pós-graduação e a extensão do ITESP na promoção do conhecimento e no desenvolvimento de práticas pastorais e sociais voltadas para as demandas contemporâneas da sociedade e da Igreja?

Alejandro: Buscamos responder a temas específicos da atualidade que encontramos no dia a dia. Tratando de oferecer um suporte a quem se encontra no exercício da pastoral. Trata-se de temas e assuntos práticos, que muitas vezes exigem uma resposta imediata e sem muita demora. O desafio que encontramos também está na identificação de pessoas capacitadas que nos ajudem a conduzir esse diálogo entre a situação concreta e uma base científica ou acadêmica. Desta forma, o ITESP busca contribuir no debate de temas atuais, oferecendo ferramentas úteis para agentes que atuam nos mais diversos âmbitos pastorais.

Assim, o ITESP reforça seu compromisso com a promoção do conhecimento e o desenvolvimento de práticas pastorais e sociais voltadas para as demandas contemporâneas da sociedade e da Igreja. Ao proporcionar espaços de reflexão e formação em temas sensíveis e relevantes, a instituição contribui para a construção de uma comunidade mais inclusiva, dialogante e preparada para lidar com os desafios do mundo atual.

Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP.

Imagem: Comunicação ITESP.

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?